terça-feira, 5 de abril de 2011

Texto Bíblico: Lucas 17. 11-19
Umas das coisas que mais nos deixa triste e chateado é a gratidão. Como é chato fazermos algum favor pra alguém e esse tal nem se lembra de agradecer, não que a nossa motivação esteja em receber ou não um OBRIGADO, mas o fato de não ouvirmos um agradecimento nos desmotiva a fazer um favor posteriormente.
Esse texto de Lucas 17, nos mostra os dois lados da moeda, gratidão e ingratidão. Diz-se que 10 leprosos são curados de lepra e diga-se de passagem que que era uma das doenças senão a pior das enfermidades daquela época.O cidadão era isolado da sociedade submetido a uma vida de animal longe de tudo e de todos. Entretanto, para a sua felicidade eles viveram na mesma época que Jesus viveu, um homem que podia restaurar como de fato o fez. Todos pois que procuraram ao Senhor alcançou a bênção da restauração porém apenas um dos 10 leprosos voltou para a agradecer.
A gratidão revela uns princípios interessantes e sobre isso, é o que vamos meditar.

Ser grato é:
1 - ser humilde, reconhecer - um dos dos leprosos vendo que estava são voltou.
O homem reconheceu, percebeu que estava curado. O inverso disto é o orgulho, a pessoa que é orgulhosa nunca reconhece um favor ou que precisa de alguém.

2 - dar glórias a Deus - voltou dando glória a Deus.
A pessoa que é grata ela glorifica a Deus. Foi o Senhor que me deu, eu não conseguiria por mim mesmo. Deus combateu a soberba do seu povo várias vezes afim de que todos viessem a entender que tudo o que vier a possuir vem de Deus. Portanto, toda honra e toda glória deve ser dada ao Altíssimo.

3 - adora a Deus - e caiu aos seus pés com rosto em terra.
Isso é o mesmo que submissão, como se ele estivesse dizendo: "não sou digno nem de levantar a cabeça em vossa direção, mas por favor recebe a minha vida como gratidão por tudo".

Às vezes nos queixamos de tudo, do tempo quente, do tempo frio, está chovendo muito, está chovendo pouco, da comida, da igreja, dos irmãos. Precisamos parar um pouco e abrirmos os nossos olhos para vermos as bênçãos sem medidas que o Senhor tem derramado sobre nós. Observe este artigo.

"Se você tem comida na geladeira, roupas no armário, um telhado sobre sua cabeça, um lugar para dormir, então você é mais rico do que 75% da população mundial.
Se você tem algum dinheiro no banco e um pouco na carteira, então você está entre os 8% mais ricos do mundo, isto é, 92% da população do mundo vivem com menos que VOCÊ!
Se nunca experimentou o perigo de uma batalha, a solidão de um cativeiro, a agonia da tortura ou a dor da fome, está à frente de 500 milhões de outras pessoas no mundo.
Se você frequenta uma igreja, sem medo de ser importunado, preso, torturado ou morto, é mais abençoado que 3 bilhões de pessoas no mundo."

Saber disso não deve criar em você um sentimento de culpa, mas de gratidão à Deus por Ele ter lhe permitido esta situação privilegiada. Porém, é preciso se sentir incomodado. A culpa deve ser a de ignorarmos os homens, mulheres e crianças deste mundo que não tem o que nós temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário